Jovita Bertoli Zepter


Jovita Bertoli Zepter

(Penápolis, 15/02/1920 – São Paulo, 08/02/2000)

Jovita Bertoli nasceu em Penápolis, foi a filha mais nova do casal de imigrantes italianos Elizeu Bertoli e Maria Moretto. Os seus pais eram proprietários do Hotel São Francisco, um Hotel que hospedava principalmente imigrantes italianos, que chegavam a Penápolis para trabalhar nas plantações de café. Desde criança Jovita ajudava os pais no Hotel da família.

Entre as várias famílias que se hospedaram no Hotel São Francisco, estavam a família Zepter. Os imigrantes que vieram da longínqua e fria Lituânia, desembarcaram de trem na desconhecida e quente Penápolis no começo da década de 1920. O casal de imigrantes Albert e Henriette logo se tornaram grandes amigos do casal Elizeu e Maria, foi através dessa amizade que anos mais tarde Jovita iria conhecer August o filho mais velho do casal Albert e Henriette.

Jovita e August se tornaram namorados, depois noivos e se casaram em 1938. Dessa união adveio o nascimento de dois filhos.


Referência bibliográfica

ZEPTER, Jovita Bertoli: depoimento [década de 1990].
Entrevistador: ZEPTER, Claudio Augusto

BRANDÃO, Gláucia M de Castilho Muçouçah. A origem da cidade de Penápolis. Disponível em < http://www.penapolisvirtual.com.br/cidade/origem.htm >. Acesso em: 28 de dezembro de 2014.