Sobrenomes lituanos

Sobrenomes lituanos

Pavardė (sobrenome)

Os nomes de família apareceram pela primeira vez na Lituânia no fim do século XIV com a introdução do cristianismo e só eram usados pela nobreza lituana.
O uso dos sobrenomes aos poucos foram se espalhando para outros grupos sociais, no final do século XVII a burguesia passou a usar o sobrenome, em seguida foram a vez dos camponeses. As pessoas das aldeias não tinham sobrenomes até o final do século XVIII, geralmente a aldeia de origem era normalmente observada nos documentos.

A maioria dos sobrenomes lituanos são de origem estrangeira, derivados de nomes próprios ou comuns de outras línguas. Existem sobrenomes inspirados do latim, grego, hebraico, eslavo, germânico entre outros. A maior parte são derivados de nomes gregos, que foram levados para a Lituânia através dos paises eslavos juntamente com o cristianismo.
Kazlauskas e Petrauskas são os dois sobrenomes mais populares da Lituânia.

Os sobrenomes lituanos, como em quase toda a Europa, são hereditários e geralmente passam do pai para os filhos.
Na Lituânia, os sobrenomes tem formas masculinas e femininas.
O filho continua usando o mesmo sobrenome do pai, já a filha enquanto for solteira terá o sobrenome do pai com a adição do sufixo: aitė, utė, iūtė, ytė.

A filha quando casar, terá o sobrenome do marido com a adição do sufixo: ienė.
No Brasil, pela nossa lei, os filhos e filhas recebem o mesmo sobrenome paterno, a filha que tem um pai de origem lituana, sempre usará o mesmo sobrenome do pai, sem a adição de sufixos.

Lista com alguns sobrenomes lituanos.