Romualdas Marcinkus - Estrela do Futebol e piloto da RFA

Crédito imagem: Ministry of National Defence Republic of Lithuania


Romualdas Marcinkus ( 22 de julho de 1907 – 29 de março de 1944) foi um piloto, capitão do exército lituano, paraquedista, jogador de futebol e treinador.
Romualdas foi o único piloto lituano a servir na Royal Air Force (RAF) durante a Segunda Guerra Mundial. Na juventude Romualdas foi jogador de futebol, ele foi campeão lituano jogando pelo “Kauno KSK” e pelo “LFLS Kaunas”, Romualdas também defendeu a seleção lituana.

Crédito imagem: Svetys


Crédito imagem: Ministry of National Defence Republic of Lithuania
Enquanto servia na Força Aérea Lituana, Romualdas foi instrutor de paraquedismo, trabalhou também no departamento de educação física e foi treinador de uma equipe de Futebol Júnior. Poucos meses antes da ocupação soviética na Lituânia e o inicio da Segunda Guerra Mundial, Romualdas deixou a Lituânia e alistou-se na Força Aérea Francesa. Após a Batalha da França e da capitulação francesa, Romualdas fugiu para a Grã-Bretanha, onde ele se alistou na RAF. Como piloto do esquadrão da RAF, ele participou de várias missões, incluindo escolta a bombardeiros e combate a noite. Em 12 de fevereiro de 1942, durante a Operação Cerberus, Romualdas foi abatido, tornou-se prisioneiro de guerra e enviado para Stalag Luft III.

No Stalag Luft III, Romualdas Marcinkus tornou-se um membro ativo de um grupo clandestino de prisioneiros que organizou e executou a “Great Escape”. Na noite de 25 de março de 1944, Romualdas se tornou um dos 76 militares que escaparam do Stalag. Depois de vários dias, ele foi recapturado pela Gestapo e executado.

No final da Segunda Guerra Mundial, a Lituânia perdeu a sua independência e Romualdas Marcinkus foi esquecido. Sua memória foi mantida viva pelos imigrantes lituanos.
Após a Lituânia recuperar a sua independência em 1990, o interesse em sua historia ganhou impulso na Lituânia e em outros países.


  • Operação Cerberus
    Na mitologia grega, Cerberus foi um cão de múltiplas cabeças e pescoço, ele guardava a entrada do mundo inferior para evitar que os mortos escapassem e os vivos de entrarem.

  • Stalag Luft III foi um campo de prisioneiros de guerra mantido pela Força Aérea Alemã durante a Segunda Guerra Mundial. Era localizado em Sagan na Polônia.

  • Great Escape
    A fuga dos prisioneiros do Stalag Luft III, serviu de inspiração para o filme The Great Escape , em 1963.



  • Referência bibliográfica

    ROMUALDAS MARCINKUS. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Wikimedia, 2015. Disponível em: < http://en.wikipedia.org/wiki/Romualdas_Marcinkus >. Acesso em: 28 fev. 2015.

    ROMUALDAS MARCINKUS. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Wikimedia, 2015. Disponível em: < http://lt.wikipedia.org/wiki/Romualdas_Marcinkus_%281907%29 >. Acesso em: 28 fev. 2015.