Universidade de Vilnius

"Foto por DAVID ILIFF. Licença:. CC-BY-SA 3.0"


A Universidade de Vilnius (lituano: Vilniaus Universitetas) é a maior e a mais antiga universidade da Lituânia e uma das mais antigas da Europa Oriental.
O amplo conjunto da Universidade de Vilnius representa todos os principais estilos arquitetônicos que predominaram na Lituânia: gótico, renascentista, barroco e o classicismo.
A história da Universidade se confunde com a história do estado lituano.


Breve história da Universidade de Vilnius


1570 Os jesuítas estabeleceram uma faculdade e abriram uma biblioteca em Vilnius.

1579 Em 1º de abril, o Rei Stephen Báthory melhorou a qualidade da academia e garantiu-lhe os mesmos direitos dados à Universidade Jagiellon de Cracóvia, em 30 de Outubro, o Papa Gregório XIII anunciou uma Bula Papal, confirmando a transformação do Colégio em uma Universidade.

1641 A Faculdade de Direito foi criada nos termos da Carta do Rei Vladislovas Vaza IV e financiado pelo Vice-chanceler lituano Kazimieras Leonas Sapiega.

1753 O Observatório Astronômico foi construido, foi o quarto na Europa e o mais antigo da Europa Oriental.

1773 Após a abolição da Ordem dos Jesuítas, a Universidade foi colocada sob a autoridade da Comissão de Educação, o protótipo de um ministério da educação secular na Europa.

1781 A Universidade recebeu o nome da Escola Central do Grão-Ducado da Lituânia. É criada a Faculdade de Medicina.

1803 A Universidade foi nomeada Universidade Imperial. Naquela época, a Universidade teve um grande número de estudiosos de renome mundial, como o naturalista Georg Forster, que também era um famoso viajante, membro da equipe da segunda viagem em torno do mundo do Capitão Cook; professor Jędrzej Śniadecki, o criador da fisiologia na Lituânia; médicos de Viena - Johann Peter Frank e seu filho Joseph Frank.

1832 O Tsar Nicolau I da Rússia ordena o fechamento da Universidade.

1918 Em 5 de dezembro de 1918, o Conselho do Estado da Lituânia aprova o Estatuto da Universidade e anuncia a decisão de restabelecer a Universidade em janeiro de 1919.

1919-1939 A Academia de Vilnius foi renomeada para Universidade Stefan Batory (Uniwersytet Stefana Batorego) em 20 de agosto de 1919, pelo ato de Józef Piłsudski.

1939 A nova Carta universitária especificava que a Universidade de Vilnius seria regida de acordo com o estatuto da Universidade Vytautas Magnus de Kaunas e que os programas em língua lituana e faculdades seriam instituídos.

1940 Após a anexação soviética da Lituânia em 1940, a Universidade de Vilnius foi reorganizada de acordo com o modelo de ensino superior da União Soviética.

1990 Com a restauração da independência da Lituânia, o Estatuto da Universidade foi aprovado e a Universidade recuperou sua autonomia.