Pular para o conteúdo principal
Lituanica sobrevoando New York, 1933 Crédito imagem: Old newspaper chronics
O Lituanica foi um avião modelo Bellanca CH-300 Pacemaker fabricado no Estados Unidos, o Lituanica ganhou fama internacional quando foi pilotado pelos lituanos Steponas Darius e Stasys Girėnas em uma tentativa de voar sem escalas de New York a Kaunas.
Depois de decolar do Aeroporto Floyd Bennett Field, em New York em 15 de julho de 1933, as 06:24 AM EDT, Darius e Girėnas atravessaram o Atlântico e foram apenas aparecer em 17 de julho, as 00:36 (horário de Berlin) na aldeia de Kuhdamm, Alemanha Nazista. Sem explicações, o Lituanica caiu a 650 km de seu destino, Kaunas, Lituânia. Com a queda, morreram os pilotos Darius e Girėnas.
Rota do Lituanica
Crédito imagem: Arz
Curiosidades sobre o Lituanica:
O avião foi batizado de “Lituanica” (Lituânia em latim).
O Lituanica era da cor laranja.
O Lituanica passou 37 horas e 11 minutos
no ar e voou 6.411 quilômetros antes de cair na Alemanha.
Embora os pilotos Darius e Girėnas não estivessem usando equipamentos de navegação e voando sob condições desfavoráveis de tempo, o voo foi considerado um dos mais precisos na história da aviação. Ele igualou e em alguns aspectos superou o voo de Charles Lindbergh. O voo do Lituanica abriu o caminho para o correio aéreo entre os Estados Unidos e Europa.
No Museu lituano da Aviação existe uma réplica do Lituanica e no Museu da Guerra Vytautas o Grande é onde estão os destroços do Lituanica original.
Lituanica no Aeroporto Floyd Bennett Field, em New York, 1933
Os pilotos Steponas Darius e Stasys Girėnas, 1933 Crédito imagem: Arz
Nota de 10 Litas, homenagem aos pilotos Steponas Darius e Stasys Girėnas
Réplica do Lituanica sobrevoando Vilnius, 1993
Crédito imagem: Old newspaper chronics