Como o basquetebol se tornou o esporte mais popular da Lituânia


Atletas da seleção lituana comemorando a vitória sobre a seleção italiana na final do EuroBasket de 1937
Da esquerda para a direita: Zenonas Puziniauskas, Pranas Talzūnas, Feliksas Kriaučiūnas, Juozas Žukas e Leonas Baltrūnas.


O basquetebol ou basketball é considerado o esporte mais popular da Lituânia, é quase uma segunda religião para os lituanos. Na década de 1930 com a ajuda de treinadores e jogadores norte-americanos com ascendência lituana a Lituânia conquistou o EuroBasket em 1937 e 1939, essas conquistas foram importantes para tornar o basquetebol o esporte mais popular na Lituânia. Atualmente a seleção masculina da Lituânia ocupa a 3° posição no ranking da FIBA (Federação Internacional de Basquete). No EuroBasket 2015 a Lituânia ficou com a medalha de prata ao ser derrotada na final pela seleção da Espanha. Na Rio 2016 a Lituânia caiu no grupo B, o mesmo grupo da seleção brasileira, Brasil e Lituânia irão se enfrentar no dia 07 de agosto, domingo, às 14:15 horas.


Década de 1920 – O inicio

O basquetebol foi introduzido na Lituânia indiretamente através do Netball, trazido pelos alemães. Em 1919, as atletas lituanas começaram a se organizar, mas elas mostraram-se publicamente apenas em 1920-1921. O pioneirismo feminino ajudou a adiar a ampla popularidade do basquetebol até 1930, uma vez que foi considerado um esporte de mulher.

Primeiras jogadoras lituanas: LFLS, Moterų Sporto Mėgėjų Ratelis (MSMR) e Aušra.


Em 1922, Karolis Dineika publica o livro: Krepšiasvydis vyrams (Basquetebol para homens), considerado o primeiro livro didático sobre o basquetebol em lituano. Em 23 de abril de 1922, acontece o primeiro jogo oficial jogado pelos homens: Lietuvos Fizinio Lavinimo Sąjunga x Kaunas team. Esse dia é considerado o marco inicial do basquetebol na Lituânia. A primeira partida oficial das mulheres aconteceram em 10 de setembro de 1922. Apesar do fato de que as mulheres foram as primeiras a praticar o basquetebol na Lituânia, foram os homens que realizaram a primeira partida oficial.

Lietuvos Fizinio Lavinimo Sąjunga
Da esquerda para a direita: M. Senkus, Vytautas Vokietaitis, Steponas Darius (piloto do lendário Lituanica), J. Gureckas e Albinas Bulvičius.

Em 1926, Steponas Darius, piloto do lendário Lituanica, publica o livro: Basketbolo žaidimas (krepšiasvydis) ir Lietuvos sporto lygos oficialės basketbolo taisyklės 1926-27 metams. Primeiro livro de regras sobre o basquetebol publicado na Lituânia.


Década de 1930 – Conquistas e popularidade do basquetebol

Em 1934, Kūno kultūros rūmai, é inaugurado em Kaunas, e logo se tornou o principal centro de eventos do basquetebol lituano.

Em 1935, os lituanos promovem o Congresso Mundial da Lituânia, convidando lituanos étnicos de muitos países para unir a cultura lituana. A comunidade lituana de Chicago decide patrocinar uma equipe de atletas para participar no Congresso. A delegação inclui uma equipe completa de basquetebol, que incluia estrelas como Feliksas Kriaučiūnas, Edward Walter Kriaučiūnas, Konstantinas Savickas, Jonas Juozas Žukas entre outras. Após três semana de Congresso, Žukas e Savickas ficaram na Lituânia para ensinar os segredos do basquetebol para os lituanos. Savickas em particular tornou-se um jogador-treinador para a equipe nacional, que tinha acabada de ser derrotada pela seleção da Letônia por 123 a 10.

Em 1936, a Lituânia se associou à FIBA, estando apta a participar de competições internacionais. O EuroBasket de 1937 foi primeiro torneio internacional que a Lituânia participou.

No EuroBasket de 1937, os lituanos decidiram primeiramente em não incluir nenhum atleta americano com ascendência lituana. No entanto, a decisão foi revertida com apenas um mês da realização do torneio, uma vez que um jornal da Letônia tinha escrito um extenso artigo sobre o EuroBasket, considerando a Lituânia a seleção mais fraca de todas.

EuroBasket de 1937 – Partidas da seleção lituana

Primeira fase:
Lituânia 22 x 20 Itália
Lituânia 20 x 15 Estônia
Lituânia 21 x 7 Egito

Semifinal:
Lituânia 31 x 25 Polônia

Final:
Lituânia 24 x 23 Itália


Seleção lituana:
Feliksas Kriaučiūnas, Pranas Talzūnas, Stasys Šackus, Juozas Žukas, Leonas Baltrūnas, Zenonas Puzinauskas, Artūras Andrulis, Leopoldas Kepalas, Pranas Mažeika, Česlovas Daukša, Leonas Petrauskas, Eugenijus Nikolskis (Treinador: Feliksas Kriaučiūnas)

Equipe nacional de basquetebol da Lituânia , depois de vencer o seu primeiro título europeu em 1937.
Da esquerda para a direita: Leonas Baltrūnas, Zenonas Puziniauskas, Feliksas Kriaučiūnas, Pranas Talzūnas, Artūras Andrulis, Juozas Žukas, Eugenijus Nikolskis, Pranas Mažeika, Stasys Šačkus, Leopoldas Kepalas e Česlovas Daukša.


Com a conquista do EuroBasket, o basquetebol se tornou o esporte mais popular entre os lituanos, principalmente entre os estudantes. Quadras de basquetebol começaram a aparecer por toda a Lituânia.

A Lituânia conquistou o direito de organizar o EuroBasket de 1939. Na competição, a lista da seleção lituana era composta principalmente por americanos com ascendência lituana, com cinco atletas nascidos nos Estados Unidos: Feliksas Kriaučiūnas (Chicago), Juozas Jurgėla (Chicago), Vytautas Budriūnas (Waukegan), Mykolas Ruzgys and Pranas Lubinas (Glendale). Como resultado, houve vários protestos de outras nações. Pranas Lubinas foi o jogador-treinador designado para levar a Lituânia ao seu segundo titulo continental.

EuroBasket de 1939 – Partidas da seleção lituana

A competição de 1939 foi realizada em um formato muito simples, todas as seleções se enfrentaram, cada vitória valia 2 pontos e cada derrota valia 1 ponto. A seleção da Lituânia venceu todas as suas partidas (14 pontos) e acabou conquistando o EuroBasket de 1939, a seleção da Letônia ficou com o vice-campeonato (12 pontos).

Lituânia 37 x 36 Letônia
Lituânia 33 x 14 Estônia
Lituânia 46 x 18 Polônia
Lituânia 48 x 18 França
Lituânia 79 x 15 Hungria
Lituânia 112 x 9 Finlândia
Lituânia 41 x 27 Itália

Seleção lituana:

Pranas Lubinas, Mykolas Ruzgys, Feliksas Kriaučiūnas, Leonas Baltrūnas, Zenonas Puzinauskas, Artūras Andrulis, Pranas Mažeika, Leonas Petrauskas, Eugenijus Nikolskis, Vytautas Norkus, Jurgis Jurgėla, Mindaugas Šliūpas, Vytautas Budriūnas, Vytautas Lesčinskas (Treinador: Pranas Lubinas)

Seleção de basquetebol nacional da Lituânia no EuroBasket 1939.


.: Feliksas Kriaučiūnas :.

Notável por seus esforços na popularização do basquetebol na Lituânia durante o final da década de 1930.

.: Pranas Lubinas :.

Popularizou o esporte na Lituânia no final da década de 1930. Foi o MVP (Jogador Mais Valioso) do EuroBasket 1939, no entanto, ele não foi capaz de receber este prêmio, porque ele era mais alto do que 1,90, a FIBA tinha uma regra que proibia esses prêmios para jogadores com tal altura.
Lubinas é considerado o "avô do basquete lituano".
Antes de jogar na seleção da Lituânia, Pranas Lubinas (Frank Lubin) ganhou a medalha de ouro na Olimpíada de 1936 como capitão da equipe dos EUA.


1947 – 1990 – O período soviético

A Lituânia foi anexada pela União Soviética em 1944. A primeira seleção nacional de basquetebol da União Soviética foi formada em 1947 para participar do EuroBasket de 1947, conquistando a medalha de ouro. A equipe teve quatro lituanos: Stepas Butautas, Justinas Lagunavičius, Kazimieras Petkevičius and Vytautas Kulakauskas.

As bases das seleções da União Soviéticas eram formadas por lituanos. Vytautas Landsbergis, o primeiro chefe de estado da Lituânia após a sua declaração de independência da União Soviética, disse uma vez: "A maior parte da equipe foi composta por lituanos. Então, realmente a Lituânia ganhou a medalha de ouro para a União Soviética. Mas seu nome não estava lá. E isso era outra injustiça que nós tivemos que corrigir".

.: Modestas Paulauskas :.

Fez parte das equipes soviéticas que ganharam a medalha de bronze em 1968 e a medalha de ouro nas Olimpíadas de 1972. É considerado um dos melhores jogadores lituanos de todos os tempos com uma capacidade de drible superior.

.: Arvydas Sabonis :.
Arvydas Sabonis #11 como jogador da equipe soviética durante o jogo contra a equipe dos EUA em 1988.

Um dos maiores jogadores de basquetebol da história da Lituânia.
Nos Jogos olímpicos de Seul 1988, Sabonis levou a União Soviética à conquista da medalha de ouro.
Ajudou a Lituânia ganhar duas medalhas de bronze olímpicas em 1992 e 1996


Após a restauração da independência – 1990

Com o colapso da União Soviética no final da década de 1980, a Lituânia conseguiu a sua independência em 11 de março de 1990. Com a sua independência, a Lituânia voltou a ter uma seleção nacional de basquetebol.