Atletas da seleção lituana comemorando a vitória sobre a seleção italiana na final do EuroBasket de 1937
Da esquerda para a direita: Zenonas Puziniauskas, Pranas Talzūnas, Feliksas Kriaučiūnas, Juozas Žukas e Leonas Baltrūnas.
O basquetebol ou basketball é considerado o esporte mais popular da Lituânia, é quase uma segunda religião para os lituanos. Na década de 1930 com a ajuda de treinadores e jogadores norte-americanos com ascendência lituana a Lituânia conquistou o EuroBasket em 1937 e 1939, essas conquistas foram importantes para tornar o basquetebol o esporte mais popular na Lituânia. Atualmente a seleção masculina da Lituânia ocupa a 3° posição no ranking da FIBA (Federação Internacional de Basquete). No EuroBasket 2015 a Lituânia ficou com a medalha de prata ao ser derrotada na final pela seleção da Espanha. Na Rio 2016 a Lituânia caiu no grupo B, o mesmo grupo da seleção brasileira, Brasil e Lituânia irão se enfrentar no dia 07 de agosto, domingo, às 14:15 horas.
Década de 1920 – O inicio
O basquetebol foi introduzido na Lituânia indiretamente através do Netball, trazido pelos alemães. Em 1919, as atletas lituanas começaram a se organizar, mas elas mostraram-se publicamente apenas em 1920-1921. O pioneirismo feminino ajudou a adiar a ampla popularidade do basquetebol até 1930, uma vez que foi considerado um esporte de mulher.
Em 1922, Karolis Dineika publica o livro: Krepšiasvydis vyrams (Basquetebol para homens), considerado o primeiro livro didático sobre o basquetebol em lituano. Em 23 de abril de 1922, acontece o primeiro jogo oficial jogado pelos homens: Lietuvos Fizinio Lavinimo Sąjunga x Kaunas team. Esse dia é considerado o marco inicial do basquetebol na Lituânia. A primeira partida oficial das mulheres aconteceram em 10 de setembro de 1922. Apesar do fato de que as mulheres foram as primeiras a praticar o basquetebol na Lituânia, foram os homens que realizaram a primeira partida oficial.
Em 1926, Steponas Darius, piloto do lendário Lituanica, publica o livro: Basketbolo žaidimas (krepšiasvydis) ir Lietuvos sporto lygos oficialės basketbolo taisyklės 1926-27 metams. Primeiro livro de regras sobre o basquetebol publicado na Lituânia.
Década de 1930 – Conquistas e popularidade do basquetebol
Em 1934, Kūno kultūros rūmai, é inaugurado em Kaunas, e logo se tornou o principal centro de eventos do basquetebol lituano.
Em 1935, os lituanos promovem o Congresso Mundial da Lituânia, convidando lituanos étnicos de muitos países para unir a cultura lituana. A comunidade lituana de Chicago decide patrocinar uma equipe de atletas para participar no Congresso. A delegação inclui uma equipe completa de basquetebol, que incluia estrelas como Feliksas Kriaučiūnas, Edward Walter Kriaučiūnas, Konstantinas Savickas, Jonas Juozas Žukas entre outras. Após três semana de Congresso, Žukas e Savickas ficaram na Lituânia para ensinar os segredos do basquetebol para os lituanos. Savickas em particular tornou-se um jogador-treinador para a equipe nacional, que tinha acabada de ser derrotada pela seleção da Letônia por 123 a 10.
Em 1936, a Lituânia se associou à FIBA, estando apta a participar de competições internacionais. O EuroBasket de 1937 foi primeiro torneio internacional que a Lituânia participou.
No EuroBasket de 1937, os lituanos decidiram primeiramente em não incluir nenhum atleta americano com ascendência lituana. No entanto, a decisão foi revertida com apenas um mês da realização do torneio, uma vez que um jornal da Letônia tinha escrito um extenso artigo sobre o EuroBasket, considerando a Lituânia a seleção mais fraca de todas.
EuroBasket de 1937 – Partidas da seleção lituana
Primeira fase:
Lituânia 22 x 20 Itália
Lituânia 20 x 15 Estônia
Lituânia 21 x 7 Egito
Semifinal:
Lituânia 31 x 25 Polônia
Final:
Lituânia 24 x 23 Itália
Seleção lituana:
Feliksas Kriaučiūnas, Pranas Talzūnas, Stasys Šackus, Juozas Žukas, Leonas Baltrūnas, Zenonas Puzinauskas, Artūras Andrulis, Leopoldas Kepalas, Pranas Mažeika, Česlovas Daukša, Leonas Petrauskas, Eugenijus Nikolskis (Treinador: Feliksas Kriaučiūnas)
Equipe nacional de basquetebol da Lituânia , depois de vencer o seu primeiro título europeu em 1937.
Da esquerda para a direita: Leonas Baltrūnas, Zenonas Puziniauskas, Feliksas Kriaučiūnas, Pranas Talzūnas, Artūras Andrulis, Juozas Žukas, Eugenijus Nikolskis, Pranas Mažeika, Stasys Šačkus, Leopoldas Kepalas e Česlovas Daukša.
Com a conquista do EuroBasket, o basquetebol se tornou o esporte mais popular entre os lituanos, principalmente entre os estudantes. Quadras de basquetebol começaram a aparecer por toda a Lituânia.
A Lituânia conquistou o direito de organizar o EuroBasket de 1939. Na competição, a lista da seleção lituana era composta principalmente por americanos com ascendência lituana, com cinco atletas nascidos nos Estados Unidos: Feliksas Kriaučiūnas (Chicago), Juozas Jurgėla (Chicago), Vytautas Budriūnas (Waukegan), Mykolas Ruzgys and Pranas Lubinas (Glendale). Como resultado, houve vários protestos de outras nações. Pranas Lubinas foi o jogador-treinador designado para levar a Lituânia ao seu segundo titulo continental.
EuroBasket de 1939 – Partidas da seleção lituana
A competição de 1939 foi realizada em um formato muito simples, todas as seleções se enfrentaram, cada vitória valia 2 pontos e cada derrota valia 1 ponto. A seleção da Lituânia venceu todas as suas partidas (14 pontos) e acabou conquistando o EuroBasket de 1939, a seleção da Letônia ficou com o vice-campeonato (12 pontos).
Lituânia 37 x 36 Letônia
Lituânia 33 x 14 Estônia
Lituânia 46 x 18 Polônia
Lituânia 48 x 18 França
Lituânia 79 x 15 Hungria
Lituânia 112 x 9 Finlândia
Lituânia 41 x 27 Itália
Seleção lituana:
Pranas Lubinas, Mykolas Ruzgys, Feliksas Kriaučiūnas, Leonas Baltrūnas, Zenonas Puzinauskas, Artūras Andrulis, Pranas Mažeika, Leonas Petrauskas, Eugenijus Nikolskis, Vytautas Norkus, Jurgis Jurgėla, Mindaugas Šliūpas, Vytautas Budriūnas, Vytautas Lesčinskas (Treinador: Pranas Lubinas)
Notável por seus esforços na popularização do basquetebol na Lituânia durante o final da década de 1930.
Popularizou o esporte na Lituânia no final da década de 1930. Foi o MVP (Jogador Mais Valioso) do EuroBasket 1939, no entanto, ele não foi capaz de receber este prêmio, porque ele era mais alto do que 1,90, a FIBA tinha uma regra que proibia esses prêmios para jogadores com tal altura.
Lubinas é considerado o "avô do basquete lituano".
Antes de jogar na seleção da Lituânia, Pranas Lubinas (Frank Lubin) ganhou a medalha de ouro na Olimpíada de 1936 como capitão da equipe dos EUA.
1947 – 1990 – O período soviético
A Lituânia foi anexada pela União Soviética em 1944. A primeira seleção nacional de basquetebol da União Soviética foi formada em 1947 para participar do EuroBasket de 1947, conquistando a medalha de ouro. A equipe teve quatro lituanos: Stepas Butautas, Justinas Lagunavičius, Kazimieras Petkevičius and Vytautas Kulakauskas.
As bases das seleções da União Soviéticas eram formadas por lituanos. Vytautas Landsbergis, o primeiro chefe de estado da Lituânia após a sua declaração de independência da União Soviética, disse uma vez: "A maior parte da equipe foi composta por lituanos. Então, realmente a Lituânia ganhou a medalha de ouro para a União Soviética. Mas seu nome não estava lá. E isso era outra injustiça que nós tivemos que corrigir".
Fez parte das equipes soviéticas que ganharam a medalha de bronze em 1968 e a medalha de ouro nas Olimpíadas de 1972. É considerado um dos melhores jogadores lituanos de todos os tempos com uma capacidade de drible superior.
Um dos maiores jogadores de basquetebol da história da Lituânia.
Nos Jogos olímpicos de Seul 1988, Sabonis levou a União Soviética à conquista da medalha de ouro.
Ajudou a Lituânia ganhar duas medalhas de bronze olímpicas em 1992 e 1996
Após a restauração da independência – 1990
Com o colapso da União Soviética no final da década de 1980, a Lituânia conseguiu a sua independência em 11 de março de 1990. Com a sua independência, a Lituânia voltou a ter uma seleção nacional de basquetebol.