São Casimiro, o santo padroeiro da Lituânia

São Casimiro, o padroeiro da Lituânia e da juventude lituana


Casimiro nasceu em Cracóvia (Polônia) em 3 de outubro de 1458, foi o segundo filho de Casimiro IV da Polônia (Rei da Polônia e Grão-duque da Lituânia) e de Elizabeth da Áustria (Rainha da Polônia e Grã-duquesa da Lituânia).

Casimiro IV da Polônia e Elizabeth da Áustria


Depois que seu irmão mais velho Vladislau foi eleito rei da Boêmia em 1471, Casimiro tornou-se herdeiro do trono polonês.
A pedidos de alguns nobres húngaros, o rei Casimiro IV enviou o seu filho Casimiro para liderar um exército e tomar o trono húngaro do rei Matias I da Hungria. Mas Casimiro não conseguiu liderar o exército e nem se tornar rei da Hungria. Desapontado pelo fracasso de chefiar o exército e de se torna rei da Hungria, Casimiro exilou-se por alguns meses no Castelo de Dobzki.

Casimiro se tornou conhecido por sua piedade, devoção a Deus, e generosidade para com os doentes e pobres.
Faleceu aos 25 anos de idade, vitima de tuberculose. Foi enterrado na Catedral de Vilnius.
A sua canonização foi iniciada por seu irmão, o rei Sigismundo I, o Velho em 1514 e a tradição diz que foi canonizado em 1521.
Em 1602, o dia 04 de março foi confirmado pelo Papa como o dia de São Casimiro.

Kaziuko mugė


Em Vilnius, desde o século XVII, é realizada a feira de São Casimiro (Kaziuko mugė), a feira é realizada no último domingo antes do dia 04 de março (dia de São Casimiro).
O símbolo da feira é a Verba, ela é feita de flores silvestres secas e ervas (cerca de 150 variedades diferentes de plantas são usadas) amarradas em uma vara de madeira.

Crédito imagem: Evaldas Liutkus


Kaziuko širdis

Kaziuko širdis (coração de Casimiro), são biscoitos em forma de coração, as pessoas compram eles para presentear os seus entes queridos.


Igrejas de São Casimiro

Existem mais de 50 igrejas em homenagem a São Casimiro na Lituânia e na Polônia. Na América do Norte (nas comunidades lituanas e polacas) existem dezenas de igrejas dedicadas a São Casimiro.

Igreja de São Casimiro, Vilnius
Crédito imagem: Krzysztof Mizera